Se não consegue visualizar corretamente clique aqui

Newsletter #10 - 2015/09/21
 
 
Nacional
 

Últimas Provas dos Circuitos Lentas e SR

As últimas provas dos Circuitos Nacionais de Lentas e de Semi-Rápidas da época 2014/2015 aproximam-se, de 03 a 11 de outubro realiza-se o XII AEJ Chess Open a última prova de apuramento do Circuito Nacional de Lentas. Em Semi-Rápidas a 26 de setembro realiza-se o I Torneio Cidade de Barcelos e a 18 de outubro temos a última prova de apuramento do Circuito com a realização de mais uma edição do emblemático Torneio Internacional de Cela.

 
 
 
 
nACIONAL
 

Taça Nacional das Associações

Em outubro temos mais um momento de competição inter-associação, com a realização da 2ª edição da Taça Nacional das Associações. Será a 17 e 18 de outubro no Hotel Comendador no Bombarral com o apoio da CP Bombarral e juntará os vencedores das Taças Distritais na procura de mais um título nacional que foi conquistado o ano passado pelo Sporting CP.

 
 
 
 
nACIONAL
 

CirN Lentas e Semi-Rápidas - Fase Final

Mirandela vai receber pela primeira vez as Fases Finais de cada Circuito Nacional. Os ritmos de Lentas e Semi-rápidas vão animar a cidade transmontana durante 4 dias com os jogadores apurados de cada circuito: 6 jogadores no CirNLentas e 8 jogadores no CirNSR que irão disputar a Final que se aguarda bastante interessante em ambas as competições.

 
 
 

CN Equipas 2014/2015 - 2ª e 3ª Divisão: Sporting e AXPortugal Campeões

A Fase Final da 2ª e 3ª Divisão Nacional por Equipas realizou-se em Matosinhos nos dias 15 e 16 de agosto e contou com o apoio do Hotel Axis Porto. Na 2ª Divisão foi o Sporting CP a conquistar o título de Campeão Nacional, depois de no ano passado ter vencido o título da 3ª Divisão, somando por vitórias os 2 jogos realizados. A Fase Final da 3ª Divisão juntou duas equipas de Lisboa e uma do Porto, e foi um das equipas de Lisboa a AXPortugal/Atlantidiagonal a vencer o título de Campeão Nacional, no ano em que a equipa foi criada e participa pela primeira vez no Campeonato Nacional por Equipas.

   

CN Equipas 2014/2015 - 1ª Divisão: AX Gaia conquista 7º título em 11 anos

Depois de no ano passado o título ter fugido à AX Gaia e tendo sido conquistado pelo GD Dias Ferreira, o clube de Gaia começou bem cedo a mostrar que estava empenhado em alcançar o seu 7º título de Campeão Nacional por Equipas da 1ª Divisão. Foi uma prova muito equilibrada até à penúltima ronda, onde o GD Dias Ferreira seguia com 7 vitórias em 8 jogos e a AX Gaia com 8 vitórias em 8 jogos. O título foi decidido à 8ª Ronda entre os dois potenciais vencedores o GD Dias Ferreira e a AX Gaia, resultando num empate entre as duas equipas do norte tendo desta forma a equipa de Gaia ficado a depender de si própria para a conquista do título, não vacilando na ultima ronda e conquistando assim o seu 7ª título de Campeão Nacional por Equipas em 11 anos, relegando para 2º lugar o GD Dias Ferreira e a completar o pódio ficou a AA Coimbra pelo 3º ano consecutivo.

   

Jorge Ferreira conquista 1ª norma de GM e Luís Silva a 2ª norma de IM

A edição de 2014/2015 da 1ª Divisão do Campeonato Nacional por Equipas foi abrilhantada por duas excelentes exibições de dois jovens jogadores portugueses. Jorge Ferreira do (GD Dias Ferreira), atualmente Mestre Internacional, conseguiu conquistar a 1ª de 3 normas de Grande Mestre, aproximando-se assim deste importante título internacional quando também se aproxima a passos largos dos 2500 de Elo e já sendo neste momento o jogador com mais Elo em Portugal. O Luís Silva (CX A2D - Didáxis), atualmente Mestre FIDE, foi outro jogador com uma excelente performance tendo conquistado a sua 2ª de 3 normas de Mestre Internacional estando agora já muito perto dos 2400 pontos de Elo.

 
     
     
 

Concentração da Seleção Nacional de Jovens - agosto 2015

Nos dias 28 e 29 de agosto decorreu no Inatel Oeiras a Concentração da Seleção Nacional de Jovens de Xadrez 2015 organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez. Este foi um importante evento com a presença de 24 jovens que fazem parte do Grupo Principal e Grupo de Observação da Seleção Nacional de Jovens 2015 e jovens que irão marcar presença no Campeonato Mundial de Jovens Sub-08 a Sub-18 2015, tendo servido este estágio de preparação para a participação na prova que decorrerá de 24 de outubro a 6 de novembro em Porto Carras na Grécia.

   

CirN Lentas: Portugal Open 2015 - Vitória de Grande Mestre israelita

Teve lugar em Oeiras de 30 de agosto a 05 de setembro a 1ª edição do Portugal Open, mais uma nova prova no Calendário Nacional, esta que foi a 7ª de 8 prova de apuramento e apresentou um volume de prémios bastante generoso para os jogadores em prova. Numa prova que contou com 103 jogadores em prova de 12 países diferentes, onde 24 são jogadores titulados nacional e internacionalmente, a combatividade não faltou durante os 7 dias na disputa pelos primeiros lugares mas também pelos vários prémios em jogo. No final a vitória sorriu ao Grande Mestre israelita Alon Greenfled a estrear-se da melhor forma em provas em território nacional e a conquistar o 1º lugar.

   

CNIA Fase - Final: António Fernandes conquista 2º título consecutivo

Setembro foi mais uma vez altura da disputa do título individual mais importante do Xadrez nacional. Depois dos dois momentos de apuramento, o Torneio Nacional de Mestres e a Fase de Apuramento, tivemos a realização da Fase Final do Campeonato Nacional Individual Absoluto 2014/2015, com a presença de 10 jogadores. Durante os 7 dias de 13 a 19 de setembro jogaram em Lisboa, no Hotel AS, em formato de todos contra todos para definir o novo Campeão Nacional. Foi uma prova extremamente competitiva com um equilíbrio notório em todas as partidas tendo mesmo o título ficado decidido na última ronda, mas foi o GM António Fernandes a vencer revalidando o título de Campeão Nacional atingindo o seu 14º título tornando-se desta forma o jogador mais titulado nas 71 edições do Campeonato Nacional Individual Absoluto, a fechar o pódio ficou Jorge Ferreira e José Padeiro.