Se não consegue visualizar corretamente clique aqui

Newsletter #9 - 2015/07/30
 
 
Nacional
 

CN Equipas 1ª Divisão

De 16 a 22 de agosto teremos a muito aguardada 1ª Divisão Nacional. São as 10 melhores equipas do país que jogarão em formato de todos contra todos pelo título de Campeão Nacional! AA Coimbra 'A', ADRC Mata de Benfica 'A', AEJ S. João da Madeira 'A', AX Gaia 'A', CX A2D 'A', CX Montemor-o-Velho/CTGA 'A', FC Barreirense 'A', GD Dias Ferreira 'A', GX Porto 'A' e Santoantoniense FC entram em jogo na procura do tão ambicionado título de Campeão Nacional.

 
 
 
 
nACIONAL
 

CN Equipas 2ª e 3ª Divisão - Fase Final

Dia 15 e 16 de Agosto em Matosinhos é dia de decisões finais na 2ª e 3ª divisão com Casa do Xadrez, GX 113 e Sporting Clube de Portugal 'A' discutirem o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão enquanto Amadora Xadrez, AXPortugal / Atlantidiagonal e o O Amanhã da Criança lutam pelo título da 3ª Divisão Nacional.

 
 
 
 
nACIONAL
 

Portugal Open 2015

Está preparada a grande prova do ano! De 30 de agosto a 5 de setembro, Oeiras irá receber a 1ª edição do Portugal Open 2015. Esta será a 7ª de 8 provas de apuramento do Circuito Nacional de Lentas 2014/2015 que conta com um valor de 10000€ em prémios para os melhores classificados. Será mais uma grande prova com Xadrez ao mais alto nível em Portugal.

 
 
 

Taça de Portugal: GD Dias Ferreira vence pela 2ª vez consecutiva

O GD Dias Ferreira vence a 37ª Taça de Portugal por Equipas na Final Four realizada a 20 e 21 de junho em Alcochete, na Academia Sporting, repetindo o título da época passada e somando a sua 2ª Taça ao seu palmarés. À semelhança da final da época passada, o jogo da grande Final foi marcado pelo equilíbrio, terminando num empate a 2 pontos, ganhando a equipa de Matosinhos por vitória em tabuleiro superior. O GD Dias Ferreira conquista assim a sua 2ª Taça de Portugal por Equipas, revalidando a conquista da época passada e juntando-se ao lote de 10 equipas que conquistaram já por duas vezes esta Taça nos seus 37 anos de história.

   

CirN Semi-Rápidas: Matosinhos viu mais uma vitória do Luís Silva

20 de junho foi a data escolhida para a 5ª de 9 provas de apuramento da 1ª edição do Circuito Nacional de Semi-Rápidas, com Matosinhos a receber mais um novo torneio no calendário nacional, o Torneio de Xadrez da União das Freguesias de S.. Mamede Infesta e Srª da Hora com organização do GX 113. Foram 14 os clubes representados, com um total de 84 jogadores presentes que jogaram em sistema suíço a 8 rondas. Mais uma vez Luís Silva do CX A2D - Didáxis volta a vencer, somando desta forma já 3 vitórias nos 3 torneios em que esteve presente. A completar o pódio ficou um jogador da casa, o Fábio Barbosa do GX 113, e o André Sousa do GX Porto.



   

CN Seleções Distritais: Vence Lisboa no Absoluto e Aveiro nos Jovens

Depois da 1ª edição em 2013/2014 esta época voltámos a contar com o Campeonato Nacional de Seleções Distritais, uma competição inter-associações que juntou os melhores de cada distrito na procura deste título nacional que o ano passado foi conquistado nos dois escalões pelo Distrito de Braga. Esta 2ª edição foi realizada em Pombal, a 4 e 5 de julho, com o apoio da Associação de Xadrez Leiria, Academia de Xadrez Marquês Pombal e Câmara Municipal de Pombal. Foram 16 seleções no total, entre Absolutas e Jovens, com a vitória a sorrir à AX Lisboa na competição absoluta e na competição de jovens foi a AX Aveiro que levou a melhor sobre os seus adversários.

 
     
     
 

CirN Lentas: XV Profigaia Open teve 2 Portugueses no pódio

De 27 de junho a 3 de julho realizou-se em Gaia o 15º Profigaia Open, a 3ª de 8 provas do Circuito nacional de Lentas. Numa prova muito equilibrada ao longo das 9 rondas, foi o Grande Mestre sérvio Dragan Paunovic da AX Gaia que venceu, somando 7,5 pontos em 9 possíveis fruto de 6 vitórias e 3 empates, voltando a vencer um torneio do CirN Lentas 2014/2015 depois da vitória em Coimbra no Open Queima das Fitas em maio passado .A completar o pódio ficou o António Fróis também da AX Gaia e o Sérgio Rocha do FC Barreirense, que venceu em 2012/2013, ambos com 7 pontos que superaram o Ivo Dias do CX A2D - Didáxis e o André Viela do GD Dias Ferreira nos critérios de desempate.

   

CirN Lentas: Kevin Spragget, Jorge Ferreira e Krystian Kuzmicz no pódio

Chegou ao fim o Oporto Open 2015 organizado pelo GX Porto, a 4ª de 8 provas de apuramento do Circuito Nacional de Lentas 2014/2015, que teve lugar de 13 a 19 de julho. Seguindo as expectativas criadas, o Oporto Open 2015 deu o seu contributo com mais um torneio fortíssimo, com a presença de 158 jogadores representando 19 países diferentes. Não faltou emoção até ao fim, numa luta acesa pela melhor classificação, com 7 jogadores a terminaram no topo da classificação com o mesmo número de pontos (7 em 9 possíveis), decidindo-se nos critérios de desempate os melhores classificados. O 1º lugar sorriu ao canadiano Kevin Spragget seguido do Jorge Ferreira e de Krytian Kuzmicz.



   

CN Jovens 2014/2015: 299 jovens fizeram a festa no Luso

A grande prova nacional dos jovens portugueses chegou ao fim! O CN Jovens 2014/2015, que juntou os escalões desde os Sub-08 aos Sub-20, voltou novamente este ano ao Luso, realizando-se de 22 a 26 de julho. Teve o imprescindível apoio da Câmara Municipal da Mealhada, da Junta de Freguesia do Luso, do Inatel e do Hotel Eden, tendo sido realizada no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Luso. Foram 16 os títulos em jogo, entre títulos individuais absolutos e femininos e os títulos coletivos absoluto e feminino. Depois de 7 Rondas em 5 dias, conhecemos os novos Campeões Nacionais, num evento que foi complementado por diversos momentos para todos os envolvidos.