Se não consegue visualizar corretamente clique aqui

 
 
nACIONAL
 

CN Rápidas Equipas e Individual 14/15

A Maia recebe a 20 de dezembro o Campeonato Nacional de Partidas Rápidas 2014/2015, Equipas e Individual, encerrando as comemorações da Capital Europeia do Desporto que a cidade da Maia comemorou em 2014. Esta prova que terá o apoio do O Amanhã da Criança, Academia de Xadrez da Maia e da Câmara Municipal da Maia, será mais um dos grandes torneios para o final do ano civil.

 
 
 
 
nACIONAL
 

Inscrições CN Equipas e Taça de Portugal por Equipas

O Campeonato Nacional por Equipas e Taça de Portugal por Equipas voltam a preencher os nossos fins de semana, com um acérrima competição entre os vários clubes presentes. As inscrições terminam dia 01 de dezembro para o CN Equipas e a 15 de dezembro para a Taça de Portugal por Equipas.

 
 
 
 
FORMAÇÃO
 

Seminário FIDE de Árbitros

Nos dias 13 e 14 de dezembro irá se realizar uma Formação de Árbitros de Xadrez - Seminário FIDE em Lisboa, no Inatel Oeiras ministrada pelo Árbitro Internacional Carlos Oliveira Dias. Esta formação tem como objetivo a formação de novos árbitros e a obtenção de normas internacionais para a progressão na carreira dos árbitros nacionais.

 
 
 

CN Lentas 13/14 - Fase Final: Jorge Ferreira vence

De 31 de outubro a 02 de novembro teve lugar no GX 113, em Matosinhos, a Fase Final do circuito nacional de lentas composta por 6 jogadores, jogada em sistema de todos contra todos. Jorge Ferreira garante a vitória na Fase Final com 3 pontos em 5 possíveis, os mesmos que o André Sousa mas este com pior desempate. Em 3º lugar, com 2,5 pontos, fica o Simão Pintor, que garante o último lugar no pódio por ter melhor critério de desempate que o Ivo Dias e António Silva. Jorge Ferreira saiu vencedor com 3 pontos em 5 possíveis tornando-se assim o mais recente vencedor desta 2ª edição.

   

Super Taça 14/15 Academia Xadrez de Gaia volta a Vencer

Realizou-se em Matosinhos a Super Taça 2014/2015, mais um grande jogo entre o Campeão Nacional por Equipas da 1ª Divisão e vencedor da Taça de Portugal por Equipas, GD Dias Ferreira, e o 2º Classificado do Campeonato Nacional por Equipas da 1ª Divisão e finalista vencido da Taça de Portugal por Equipas, AX Gaia. A equipa de Gaia acabou por levar a melhor, vencendo por 3,5 a 0,5, arrecadando o seu 7º troféu, vingando de certa forma os dois títulos das competições por equipas que o GD Dias Ferreira arrecadou na época passada.

   

António Fernandes é Campeão também em Semi-Rápidas!

Disputou-se a 15 de novembro em Leiria a primeira prova individual da nova época 2014/2015. Foram 119 os participantes nesta edição, suplantando os 92 participantes da época passada em Carregosa. No final das 7 rondas foi o GM António Fernandes, atual Campeão Nacional Individual Absoluto, que somou mais um título aos 6 que já havia conquistado neste ritmo de jogo. Conquista assim o título com 6,5 pontos em 7 possíveis fruto de ter melhor desempate que o Vasco Diogo, ficando assim este em 2º lugar. A completar o pódio fica o Luís Silva do CX A2D com 6,0 pontos.


 
     
     
 

274 Atletas no CN Jovens Semi-Rápidas 14/15

O Campeonato Nacional de Jovens, Sub-08 a Sub-20, de Partidas Semi-Rápidas, a primeira prova de jovens da época de 2014/2015, realizou-se a 22 de novembro na Figueira da Foz, 274 jovens dos 6 aos 20 anos, 43 clubes, 7 rondas por jogador, 14 títulos individuais de campeão nacional e 2 títulos coletivos. Foi mais uma prova que esteve recheada de grandes jovens talentos nacionais do Xadrez, tendo feito deste torneio mais uma festa do xadrez jovem.

   

19ªGala do Desporto Confederação do Desporto de Portugal

A 19ª edição da Gala da Confederação de Desporto de Portugal (CDP) teve lugar no dia 12 de novembro, no Casino Estoril, subordinada ao tema “O Desporto depois de Abril”. Entre outros importantes prémios, a CDP homenageou dois homens do xadrez nacional. Vitorino Ferreira foi premiado por todo o percurso que tem trilhado no xadrez nacional e António Fróis foi reconhecido na categoria de Medalhados Internacionais, depois do título de Campeão Europeu que conquistou no Campeonato Europeu de Veteranos no ritmo de Rápidas no escalão de +50 que foi realizado pela FPX no Porto em março de 2014.

   

Magnus Carlsen renova título de Campeão Mundial

Magnus Carlsen renovou o título de campeão mundial absoluto de xadrez derrotando de novo o indiano Viswanathan Anand, a quem tinha vencido no match do ano de 2013. Tal como em Chennai, também agora, em Sochi, Carlsen, que tem apenas 23 anos, não necessitou das 12 partidas previstas para vencer o confronto, com o seu adversário.