Está em...
11 Jul 2015
Visitas: 1425
Print
Email

Famalicão homenageou CX A2D - Didáxis com Medalha de Mérito Municipal Desportivo no Dia da Cidade em vésperas de voltar a receber o III Torneio Internacional Cidade de Famalicão, a 5ª prova do Circuito Nacional de Lentas 2014/2015, que este ano se realiza de 2 a 7 de agosto e conta até ao momento com 58 jogadores inscritos, entre os quais 14 titulados internacional e nacionalmente.

A sessão solene comemorativa do 30.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a Cidade com a atribuição dos galardões municipais foi um dos pontos altos das comemorações do Dia da Cidade, que se realizou no passado dia 9 de Julho, a partir das 18h00, na Casa das Artes.

A anteceder a cerimónia, decorreu o sarau desportivo sénior com piquenique e animação musical, entre as 10h30 e as 16h00, no Parque de Sinçães, junto à Casa das Artes. Este momento ficou marcado pelo cantar coletivo dos parabéns à cidade com o respetivo bolo.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, "o Dia da Cidade é um acontecimento repleto de simbologia, porque é um momento de demonstração da união do povo de Famalicão e exaltação da nossa identidade coletiva".

Foi com grande satisfação e enorme contentamento que o Clube de Xadrez A2D estava integrado na lista dos homenageados, nomeadamente no galardão Municipal Desportivo.

As Medalhas de Mérito Municipal foram entregues pelo Presidente da CMVNF, Paulo Cunha, realçando que "os galardões atribuídos são a síntese da comunidade" e pediu aos famalicenses para "verem nos seus destinatários um exemplo a seguir". Por isso, o 30.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a Cidade serviu também para reconhecer todos quantos, ao longo de três décadas, têm sido os "obreiros da justiça" do estatuto de cidade. O autarca agradeceu e reconheceu o trabalho de autarcas, sem exceção, desde a Câmara Municipal à Assembleia Municipal, passando pelas Juntas e Assembleias de Freguesia, mas também os empresários, dirigentes associativos e milhares de cidadãos que com o seu trabalho contribuíram para aquilo que Famalicão é hoje: "Uma cidade maior de Portugal".

O CX A2D foi representado pelo professor responsável Mário Oliveira, mentor deste projeto desde o ano letivo 2003/2004, que considerou este prémio "inesperado, mas justo face ao trajeto vitorioso do jovem clube famalicense. O sucesso destes 12 anos de história foi fruto da formação e aposta em jovens valores. Por consequência, os resultados obtidos em termos individuais e coletivos têm por base um forte investimento no Xadrez Escolar e Federado com resultados de destaque tanto a nível nacional como internacional".

No final da cerimónia na Casa das Artes, a Cooperativa de Ensino Didáxis e a Associação Académica da Didáxis promoveram um jantar de homenagem e confraternização entre Atletas, Dirigentes e Encarregados de Educação no Refeitório da Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis. O Presidente da Direção Administrativa, José Fernandes, reiterou que "o prémio atribuído ao CX A2D resultou num todo maior que a soma das partes, agradecendo todo o empenho dos dirigentes, atletas e encarregados de educação que fazem e fizeram parte da história deste jovem clube famalicense". Finalizou o seu discurso sublinhando que "esta merecida homenagem conduzirá a uma Associação Académica Didáxis-A2D mais forte e reconhecida".

Informações sobre o III Torneio Internacional Cidade de Famalicão em http://www.fpx.pt/web/nacional/historico/2014-2015/circuito-nacional-de-lentas#famalicao.

openportugal

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/12/10 CirnC1718 - IV International Azores Chess Open Resultados
  • 2017/12/02 CirNSR1718 - 20º Torneio Aberto de Xadrez da Freguesia de Benfica Resultados
  • 2017/11/25 CirNSR1718- Xeques Tranquilos Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda