Está em...
12 Jul 2014
Visitas: 2358
Print
Email

not say yes 1Este ano, realizou-se pela primeira vez o desafio Yes2Chess. Trata-se de um torneio de xadrez, por equipas, representando escolas, que jogam umas com as outras através de computadores e internet, numa plataforma segura criada para o efeito.

O desafio Yes2Chess foi organizado por uma entidade privada Inglesa chamada Chess in Schools and Communities, e tem o patrocínio do Barclaycard e Banco Barclays. Toda a prova desenrolou-se em oito países diferentes (onde há Barclaycard; Portugal, Espanha, Alemanha, Noruega, Inglaterra, Estados Unidos, Dinamarca, Suécia), em duas fases diferentes, a fase nacional em que as escolas portuguesas se defrontaram e a fase final que decorreu em Londres.

A Escola 31 de Janeiro participou com oito equipas, duas do 3º ano, quatro do 4º ano, duas do 5º ano. A inscrição de mais equipas era incomportável. Ao todo, em Portugal inscreveram-se cerca de setenta equipas e felizmente a nossa Escola conseguiu ganhar! Foram eliminatórias muito difíceis e equilibradas.

Os resultados e detalhes podem ser consultados em: http://yes2chess.org.

As eliminatórias foram concorridas e com difícil logística de organização, contudo fruto do trabalho e cooperação de todos os professores e dos meios informáticos existentes foi possível serem efetuados 3 encontros ao mesmo tempo.

A final nacional foi extremamente emotiva. Para aumentar o convívio e como se tratava de escolas “amigas” foi decidido efetuar os encontros presencialmente. Estavam 2 equipas da Escola 31 de Janeiro (4º e 5º ano), uma da Filipa de Lencastre e outra do Fidalguinhos.

Escola 31 de Janeiro D 0 - 5 Filipa de Lencastre A
Escola 31 de Janeiro A 4 - 1 Fidalguinhos A

A grande final opôs as equipas mais ativas na formação de jovens xadrezistas, a Escola 31 de Janeiro contra a Filipa de Lencastre, tendo ganho a Escola 31 de Janeiro e apurando-se assim para a Final internacional.

Escola 31 de Janeiro A 3 - 2 Filipa de Lencastre A

not say yes 2A Final internacional teve lugar de 6 a 9 de julho em Londres com a presença de 8 equipas de diferentes países (Alemanha, Estados Unidos da América, Dinamarca, Noruega, Portugal, Suécia, Inglaterra e Espanha). Foi um evento muito bem organizado, com muitos momentos culturais e de passeio, que foi para muitos a primeira viagem ao estrangeiro. A equipa portuguesa foi composta por Lourenço Passeiro, Manuel Paiva, Caetano Macedo, Bernardo Paz e Nuno Rebelo, acompanhados pelo Treinador Vítor Guerra.

No que toca à competição, a Escola 31 de Janeiro ficou em 5º lugar. A prova foi realizada em formato de eliminatória, com apuramento de todos os lugares. Na 1ª Eliminatória a Escola 31 de Janeiro defrontou e perdeu po 5 a 0 a equipa da Noruega. Na 2ª Eliminatória, para apurar o 5º ao 8º, a equipa de Inglaterra foi vencida por 5-0, ficando assim a equipa portuguesa apurada para decidir o 5º a 6º lugar com a equipa da Suécia, tendo novamente a equipa lusa ganho por 5-0.


 

openportugal

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/12/10 CirnC1718 - IV International Azores Chess Open Resultados
  • 2017/12/02 CirNSR1718 - 20º Torneio Aberto de Xadrez da Freguesia de Benfica Resultados
  • 2017/11/25 CirNSR1718- Xeques Tranquilos Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda