Está em...
22 Jul 2018
Visitas: 1828
Print
Email

not-gd-diasferreira-campeao-18Duplo sucesso do Grupo Desportivo Dias Ferreira no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Além da conquista do título, confirmado na nona e última ronda com um triunfo sobre o Grupo de Xadrez do Porto, o conjunto matosinhense viu o seu primeiro tabuleiro, Jorge Ferreira, conquistar o mais importante grau de excelência de um xadrezista, o título de grande mestre.

No forte torneio, que decorreu nas instalações da Escola Príncipe da Beira, em Gueifães (Maia), o Desportivo Dias Ferreira mostrou ser o mais poderoso e conseguiu o segundo título do seu historial com oito vitórias e uma derrota, correspondentes a 25 pontos.

Na nona e última jornada, a equipa de Matosinhos só precisava de um empate frente ao Grupo Xadrez do Porto, mas fez melhor do que isso, batendo a equipa do clube mais antigo da Península Ibérica, por 3-1. Ficou assim consumado o oitavo triunfo do GD Dias Ferreira, que só viu a campanha vitoriosa interrompida pelo desaire frente à Assembleia Figueirense, na sexta jornada.

No primeiro tabuleiro do duelo decisivo, o mestre internacional Jorge Ferreira, que já havia obtido a norma definitiva que o conduz ao título de grande mestre na ronda anterior, empatou rapidamente com o mestre internacional russo Maksim Vavulin, o que também conferiu uma norma para o jogador do GX Porto (a segunda, de três necessárias para o título).


not-jorge-ferreira-grandemestre
Também na terceira mesa se verificou um empate, entre Gabor Nagy (GDDF) e Jesus Iruzubieta (GX Porto), tendo o triunfo dos matosinhenses sido construído através das vitórias parciais de Lellys Martinez e de Florian Kaczur, nos segundo e quarto tabuleiros, respetivamente frente a Peter Lombaers e Javier Marchena.

A derrota no encontro decisivo fez o GX Porto descer da segunda para a terceira posição, por troca com a Academia de Xadrez de Gaia, que recuperou das duas derrotas nas duas primeiras rondas para ainda se sagrar vice-campeã. Recorde-se que a equipa gaiense tinha conquistado os três campeonatos anteriores.

RESULTADOS - 9.ª JORNADA: CX Montemor-o-Velho-ADRC Mata de Benfica, 2,5-1,5; CX A2D-Amadora Xadrez, 1-3;  AX Portugal/Atlantidiagonal-O Amanhã da Criança, 1,5-2,5; Assembleia Figueirense-AX Gaia, 1-3; GD Dias Ferreira-GX Porto, 3-1.

CLASSIFICAÇÃO FINAL 1.º GD Dias Ferreira, 25 pontos; 2.º AX Gaia, 23; 3.º GX Porto, 22; 4.º O Amanhã da Criança, 21; 5.º Amadora Xadrez, 20; 6.º Assembleia Figueirense, 18; 7.º AX Portugal, 16; 8.º CX A2D, 14; 9.º CX Montemor-o-Velho, 12; 10.º ADRC Mata de Benfica, 10.

 

Todos os resultados em: http://www.fpx.pt/web/nacional/historico/2017-2018/equipas/1-divisao



 

 

ondejogar

portugal-chess-tour

PROVAS | Resultados

  • 2018/10/21 - Taça Nacional das Associações Resultados
  • 2018/10/20 - Taça Nacional dos Clubes Formadores Resultados

Calendário 2018/2019 (Atualização 2018/09/14) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda