Realizou-se no dia 10 de junho em Almada o Campeonato Nacional de Partidas Rápidas 2016/2017, Equipas e Individual, com o apoio da Câmara Municipal de Almada.
Foi um dia intenso de xadrez, com um ritmo frenético de jogos, chegando alguns jogadores a efetuarem 18 jogos de xadrez no total das 2 competições. Na prova de equipas, na parte da manhã, foram 38 as equipas presentes nesta edição, com cerca de 170 jogadores em jogo. A prova individual, na parte da tarde, contou com 158 jogadores.
Na parte da manhã tivemos a realização da prova coletiva, que juntou 38 equipas de norte a sul do País numa prova bastante disputada pelos lugares do pódio, depois 7 rondas intensas, foi o Futebol Clube Barreirense a conquistar o título de Equipa Campeã Nacional de Rápidas perfazendo 20 pontos em 21 possíveis, em segundo lugar ficou a Escola de Xadrez do Porto com 18 pontos os mesmo que a Amadora Xadrez, a escola do porto conquistou o segundo lugar por melhor critério de desempate, ficando a equipa da Amadora no 3º lugar.
»Classificação Provas Equipas - Chess-Results
1º FC Barreirense ‘A’ - 20 em 21
2º EX Porto 'A' - 18
3º Amadora Xadrez 'A' - 18
4º A.XAT ‘A’ - 17
5º AX Portugal/Atlantidiagonal ‘A’ - 17
6º Clube dos Galitos/Grupel- 17
7º EX Porto ‘B’ - 16
8º SantoAntoniense FC - 16
9º GD Ferroviários do Barreiro ‘B’ - 16
10º A.XAT 'B' - 16
(...)
A tarde ficou reservada para a prova individual, com 158 jogadores a participar no Campeonato Nacional Individual de Partidas Rápidas, onde estiveram presentes 23 jogadores titulados internacionais e nacionais, tornando as 11 rondas da competição bastantes renhidas e competitivas pelos lugares cimeiros da classificação. No final tivemos mais uma vitória para o Futebol Clube Barreirense ao vencer Rui Dâmaso este título, com o mestre internacional a conquistar 9,5 pontos em 11 possíveis, em 2º lugar ficou o Mestre Fide Luís Silva (CX A2D) também com 9,5 pontos seguido do Grande Mestre António Fernandes (Individual) com 8,5 pontos.
»Classificação Provas Individual - Chess-Results
1º Rui Dâmaso, FC Barreirense - 9,5 em 11
2º Luís Silva, CX A2D - 9,5
3º António Fernandes, Individual - 8,5
4º Emanuel Pires, Amadora Xadrez - 8,5
5º Sérgio Rocha, FC Barreirense - 8,5
6º António Caramez Pereira, EX Porto - 8,5
7º José Veiga, EX Porto - 8,5
8º Paulo Dias, A.XAT - 8,0
9º Ruben Pereira, Amadora Xadrez - 8,0
10º Viktor Ulyanovskyy, FC Barreirense - 8,0
(...)
PROVAS | Resultados
Calendário 2018/2019 (Atualização 2018/02/19) Calendário
COMUNICADOS




