Está em...
10 Jul 2014
Visitas: 6446
Print
Email

A época desportiva do Xadrez está dividida em vários momentos, consoante a competição e a especialidade da prova.


modelocompetitivo


Provas por Equipas de Partidas Clássicas:

São realizados pela Federação Portuguesa de Xadrez três tipos de torneios de equipas de lentas, nomeadamente a Supertaça, a Taça de Portugal e os Campeonatos Nacionais por Equipas da 1ª, 2ª e 3 Divisão.

O Campeonato Nacional por Equipas da 1ª Divisão é composto por 10 equipas e é normalmente realizado em formato concentrado em agosto num formato de Todos contra Todos em 9 sessões.

A 2ª e 3ª Divisão são efectuadas em séries de 8 equipas (3 séries na 2ª Divisão e 6 séries na 3ª Divisão), em jornadas de fim-de-semana com algumas delas em sistema concentrado, e que ao longo do ano disputam o apuramento dos 1ºs classificados de cada série para uma final a realizar juntamente com a 1ª Divisão.

A Taça de Portugal é um evento realizado em eliminatórias durante o ano aos fins-de-semana.

A Supertaça é um evento único a disputar entre o Campeão Nacional por Equipas da 1ªDivisão e o Vencedor da Taça de Portugal e tem a sua realização normalmente no início de cada época.




Provas Individuais de Partidas Clássicas:


Campeonato Nacional Individual Absoluto – Fase Final a disputar por 10 jogadores em sistema de todos contra todos, no qual é atribuído o titulo de Campeão Nacional da época em causa.

Campeonato Nacional Feminino que se disputa normalmente em 7 rondas e onde se atribui o título de Campeã Nacional Feminina.

Campeonato Nacionais de Jovens nos escalões Sub-8 até ao escalão sub-20 e no qual são atribuídos os títulos absoluto e feminino em todos os escalões, acrescentando o título coletivo absoluto e feminino.

Campeonato Nacional de Veteranos, em um torneio em 7 rondas e que atribui o título de Campeão Nacional de Veteranos.

Campeonato Nacional Individual Amador, num torneio em 7 rondas para jogadores abaixo dos 2000 de Elo.

Torneio Nacional de Mestres com 10 jogadores em que são apurados os 2 primeiros classificados para a Fase Final do CN Absoluto. Torneio Nacional de Honra com 10 participantes no sistema de todos contra todos.

Circuito Nacional de Clássicas que é composto por vários torneios de apuramento para uma fase final com 6 ou 10 jogadores, dependendo do número total de torneios, para jogar no sistema de todos contra todos. Serão normalmente entre 5 a 8 torneios de apuramento, juntando no total mais de 500 jogadores.



Provas de Semi-rápidas por Equipas:

Campeonato Nacional de Partidas Semi-Rápidas por Equipas - prova que normalmente se disputa em sistema suíço de 7 rondas.

Campeonatos Nacionais de Partidas Semi-Rápidas de Jovens por Equipas - Escalão de Sub-8 e Sub-12, e Escalão Sub-14 e Sub-20, prova disputada em 7 rondas.



Provas de Semi-rápidas Individual:

O Campeonato Nacional de Semi-Rápidas Individual Absoluto joga-se em sistema suíço num máximo de 7 rondas.

O Campeonato Nacional de Semi-Rápidas Feminino, Veteranos e Individual Amador são organizados durante a realização dos campeonatos de lentas normalmente em 7 rondas.

Os Campeonatos Nacionais de Jovens de Semi-Rápidas são jogados em sistema suíço, sendo atribuídos os títulos Absoluto e Feminino do respectivo escalão, bem como os coletivos.

Circuito Nacional de Semi-Rápidas que é composto por vários torneios de apuramento para uma fase final com 8 jogadores, dependendo do número total de torneios, para jogar no sistema de todos contra todos.



Provas de Rápidas por Equipas:

Campeonato Nacional de Rápidas por Equipas prova jogada em sistema suíço de 7 rondas.

Campeonato Nacional de Rápidas por Equipas de Jovens – Esta prova agrupa os escalões de Sub-8 a12, e o Escalão Sub-14 a 20, sendo que apenas são atribuídos os títulos de Equipas Sub12 e Equipas Sub20.



Provas de Rápidas Individual:

O Campeonato Nacional de Rápidas individual Absoluto joga-se em sistema suíço num máximo de 13 rondas.

O Campeonato Nacional de Rápidas Feminino, Veteranos e Individual Amador são organizados durante a realização dos campeonatos de lentas normalmente em 6 rondas.

Os Campeonatos Nacionais de Jovens de Rápidas são jogados em sistema suíço, sendo atribuídos os títulos Absoluto e Feminino do respectivo escalão, bem como os coletivos.



Outras provas:

A Federação dá também o seu contributo na organização dos torneios realizados no âmbito do Desporto Escolar e Universitário, nomeadamente nas suas fases finais.



 

 

Consulte aqui toda a documentação disponibilizada:
- Regulamento de Competições e Filiações - ver

- Calendário Nacional - ver

- Calendário Internacional - ver

- Procedimentos para Inscrição e Filiação - ver

 

 

 

Provas em Direto

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/10/15 Taça Nacional das Associações 2016/2017 Resultados
  • 2017/10/08 CirNC III Torneio Internacional Cidade do Barreiro Resultados
  • 2017/09/24 Campeonato Nacional Individual Absoluto Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda