Está em...
27 Mar 2018
Visitas: 1123
Print
Email

Jorge-Ferreira-EuropeuApós assegurar, à nona ronda do Campeonato da Europa, a norma de grande mestre, Jorge Ferreira passou a lutar por um novo objetivo, o do apuramento para a Taça do Mundo.

Na 10.ª jornada do forte torneio de Batumi (Geórgia), o mestre internacional do GD Dias Ferreira voltou a brilhar e obteve nova vitória, desta vez frente ao número 1 romeno, o grande mestre Constantin Lupulescu (2627 pontos Elo), e passou a somar 7 pontos, subindo ao grupo dos 10.ºs classificados, portanto em boa posição para garantir um dos 22 lugares que dão acesso à Taça do Mundo, a segunda prova individual mais importante do calendário internacional, a seguir ao Campeonato do Mundo.

Frente ao romeno Lupulescu, Jorge Ferreira conduziu as peças brancas e assinou um triunfo perfeito, demonstrando que, nesta fase, está a jogar bem mais do que o atual Elo que possui (2492 pontos Elo). A performance do mestre luso em Batumi subiu para os 2707 pontos, um dos melhores registos de que há memória de um xadrezista português em torneios internacionais.

Na 11.ª jornada, Jorge Ferreira defronta, na mesa 8, o grande mestre russo Anton Demchenko (2672 pontos Elo) e um empate poderá chegar para o histórico apuramento para a Taça do Mundo.

Também presente no Europeu de Batumi, o campeão nacional André Sousa empatou na 10.ª jornada frente à grande mestre feminina Kayhala Abdulla e passou a somar 3,5 pontos, um registo abaixo das possibilidades do jovem mestre internacional da AX Gaia.



 

PROVAS | Resultados

Calendário 2017/2018 (Atualização 2018/04/18) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda