Está em...
26 Mar 2018
Visitas: 1046
Print
Email

not-jorgevferreira-europeu18O mestre internacional Jorge Ferreira escreveu uma página linda na história do xadrez português, ao vencer, na nona jornada do Campeonato da Europa de Batumi (Geórgia), o grande mestre ucraniano Alexander Kovchan, triunfo que garante de antemão uma norma de grande mestre ao xadrezista do GD Dias Ferreira.

Jorge Ferreira, cotado com 2492 pontos Elo, soma 6 pontos em oito partidas efetuadas (não jogou na primeira jornada) e, fruto do triunfo perante Kovchan, jogador com 2596 pontos), fez subir a performance para 2662 pontos. Mesmo que não pontue na 10.ª ronda, frente a grande mestre romeno Konstantin Lupulescu (2627 pontos Elo), já assegurou a tão almejada norma.

Com a vitória obtida (a conduzir as peças pretas), o número 1 português subiu ao grupo dos 20.ºs classificados e entrou mesmo na luta pelo apuramento para a Taça do Mundo, pois este Europeu fornece 22 jogadores ao grande torneio intercontinental. Trata-se de algo de notável para um jogador que é o número 144 do fortíssimo torneio de Batumi, que agora é liderado por um querteto, com 7,5 pontos. São eles Rasloslaw Wojtaszek (Polónia), Gawain Jones (Inglaterra), Anton Korabov (Ucrânia) e Maxim Matlakov (Rússia).

Se Jorge Ferreira está a fazer um Europeu de sonho, o mesmo não pode dizer-se de André Sousa, o outro jogador luso em Batumi. O jovem mestre internacional, atual campeão nacional, perdeu na nona ronda frente ao candidato a mestre turco Ahmet Olcum e mantém-se com 3 pontos




 

 

PROVAS | Resultados

Calendário 2017/2018 (Atualização 2018/04/18) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda