Está em...
25 Mar 2018
Visitas: 501
Print
Email

Jorge-Ferreira-europeu-1718-empataO mestre internacional português Jorge Ferreira continua na senda dos resultados positivos no Campeonato da Europa de Xadrez e mantém intactas as aspirações à norma de grande mestre, que o conduzirá ao título mais importante da modalidade.

Na 8.ª jornada do Europeu, que decorre na cidade georgiana de Batumi, Ferreira empatou, de brancas, com o grande mestre polaco Grzegorz Gajewski, e agora soma 5 pontos, estando colocado no grupo dos 41.ºs classificados, num torneio liderado por um quarteto, formado pelos ingleses Gawain Jones e Luke McShane, o israelita Tamir Nabaty e o polaco Radoslaw Wojtaszek, com 6,5 pontos.

Como Gajewski está cotado no ranking com maior pontuação Elo do que o jogador português (2588 contra 2492) tratou-se de mais um bom registo de Jorge Ferreira, que se mantém com uma performance acima dos 2600, necessária para a obtenção da norma, quando faltam três jornadas para o final da prova.

O outro jogador luso no Europeu de Batumi, o jovem mestre internacional e campeão nacional André Ventura Sousa, teve uma jornada infeliz, pois perdeu com um xadrezista menos cotado. André, que chegou ao torneio com 2417 pontos Elo, foi derrotado pelo candidato a mestre arménio Hrant Aleksanyan (2250), e continua com 3 pontos, mas agora no grupo dos 222.ºs classificados, entre os 300 jogadores em prova.

Na nona das 11 jornadas do Europeu, Jorge Ferreira irá defrontar, com as peças pretas, o grande mestre ucraniano Alexander Kovchan (2596 pontos Elo), enquanto André Sousa joga de brancas frente ao candidato a mestre turco Ahmet Olcum.




 

PROVAS | Resultados

Calendário 2017/2018 (Atualização 2018/04/18) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda