Está em...
29 Mar 2019
Visitas: 1483
Print
Email

not-Antonio-Fernandes-europeu-empateFinal feliz para português António Fernandes no Europeu de Skopje. O grande mestre português, único representante luso no grande torneio da capital da Macedónia, deu alguma cor a uma prova que não estava a ser bem conseguida, ao vencer as duas últimas jornadas, o que lhe permitiu subir aos 5 pontos, equivalentes a três vitórias, quatro empates e quatro derrotas.


Na 10.ª ronda, Fernandes superou o croata Mirko Sekelja (2120 pontos Elo) e na 11.ª e última ronda o campeão de Portugal por 16 vezes conseguiu o melhor resultado do Europeu, ao triunfar perante o mestre FIDE montenegrino Andrej Sukovic, jogador cotado com 2235 pontos Elo.


António Fernandes era o número 206 à partida, em 361 jogadores, por via dos 2405 pontos Elo que ostenta, e terminou o Europeu na 249.ª posição, com os mesmos 5 pontos do 210.º classificado.
O vencedor do torneio e campeão da Europa é precisamente o mais cotado de todos, o jovem grande mestre russo Vladislav Artemiev, que somou 8,5 pontos, os mesmos do sueco Nils Grandelius. O russo beneficiou de um melhor critério de desempate para, aos 21 anos, se sagrar o novo rei do xadrez europeu.