Está em...
20 Abr 2018
Visitas: 664
Print
Email

not-catarina-leite-4sessaoA mestre internacional portuguesa Catarina Leite terminou a participação no Campeonato da Europa de Xadrez feminino com uma vitória, a terceira obtida nas 11 rondas do difícil torneio, que decorreu na cidade eslovaca de Vysoké Tatry.

Na 11.ª jornada, Catarina Leite bateu a jovem irlandesa Trisha Kanyamarala - num triunfo natural, dada a diferença de ranking entre as duas (2134 para 2031) -, fechando o Europeu com 3,5 pontos, que lhe deram o 137.º lugar entre as 144 participantes.

Tratou-se de uma classificação abaixo das possibilidades da jogadora portuguesa, que era a número 118 à partida e aspirava a um lugar entre as 100 primeiras.

No entanto, este regresso aos tabuleiros de alta competição por parte da número 1 portuguesa deixa em aberto uma forte possibilidade de crescimento de forma, pois alguns dos desaires sofridos surgiram de erros nascidos precisamente da falta de jogos de alto nível. O desafio de Catarina será agora, pelo menos, recuperar os 35 pontos Elo perdidos no campeonato.

O Europeu de Vysoké Tatry foi conquistado pela grande mestre absoluta da Rússia Valentina Gunina, a grande dominadora da prova, que terminou com 9 pontos, mais um do que um grupo de sete jogadoras.

As partidas da Mestre Internacional Feminina podem ser consultadas em: http://www.fpx.pt/web/nacional/partidas