Está em...
13 Abr 2016
Visitas: 1094
Print
Email

O próximo entrevistado é mais um jovem produto da formação da Didáxis. O Simão Barroso, atualmente com 15 anos, embora tenha entrado muito novo no mundo do xadrez, só apenas mais recentemente tem estado mais ativo nas competições distritais, nacionais e privadas, participando regularmente há cerca de ano e meio. Nesta época tem tido um contributo importante nos resultados do CX A2D - Didáxis, tendo ajuda a sua equipa a classificar-se em 4º lugar no CN Jovens Semi-Rápidas por Equipas e no CN Jovens Rápidas por Equipas, onde foi o jogador da equipa com mais pontos conquistados nas 2 provas. Também no CN Jovens Rápidas, mas na prova individual, classificou-se em 3º lugar no competitivo escalão Sub-16 onde em 9 jogos apenas empatou 2 e perdeu 1, ajudando o seu clube a conquistar o 2º lugar na Classificação Coletiva, com os mesmos pontos que o 1º classificado. Vamos conhecê-lo um pouco melhor.




1. Como começaste a jogar xadrez? Como te iniciaste na modalidade federada?
R: Comecei a jogar xadrez com 8 anos, no meu segundo ano de escolaridade, fundamentalmente para ocupar os meus tempos livres e aí entrei para o Clube de Xadrez A2D, participando essencialmente na vertente do Xadrez Escolar. Mais tarde, com 12 anos, apercebi-me do quanto gostava da modalidade e com o incentivo do professor Mário Oliveira comecei a participar em mais competições, tanto na vertente escolar como na vertente federada da modalidade.

2. O que pensas da realidade do xadrez hoje em dia?
R: Penso que hoje em dia o Xadrez está cada vez melhor e mais competitivo, pois há mais e melhores jogadores e a crescente organização e realização de torneios refletem esta nova realidade do Xadrez Nacional. Desta forma, face a esta realidade, espero continuar a evoluir.

3. Qual foi o torneio que mais gostaste de participar? Qual foi o melhor resultado que conseguiste na tua carreira xadrezística?
R: O torneio que eu mais gostei de participar foi o CN Jovens 2014/2015 no Luso, pois apercebi-me o que era realmente gostar de xadrez e como poderia aproveitar os benefícios desta modalidade para me divertir. O melhor resultado que obtive, a nível individual, foi o 3 º lugar no CN Jovens Rápidas que decorreu no último fim-de-semana na Benedita. A nível coletivo, sagrei-me, na presente época, Campeão Distrital Absoluto por Equipas contribuindo decisivamente para a conquista do terceiro título do CX A2D, nesta importante prova do Xadrez Distrital, o que me deixou muito orgulhoso, pois o lema do meu clube é "o todo é maior do que a soma das suas partes".

4. Quais são os seus hobbys para além do xadrez?
R: Para além do xadrez e sessões de treino e convívio no CX A2D, também gosto de ver séries, jogar computador, jogar futebol e passar tempo com a minha família e amigos.

5. Quais são os seus planos a médio/longo prazo no xadrez e objetivos para a época de 2015/2016?
R: A longo prazo gostava de ter lugar na equipa A do CX A2D e ganhar a 1º Divisão Nacional por Equipas. Também desejo tornar-me Mestre Nacional de Xadrez, tal como o meu atual treinador: o Capitão do CX A2D Bruno Gomes. Na presente época ambiciono alcançar um lugar nos 5 primeiros classificados do CN Jovens Lentas do meu escalão Sub-16.

openportugal

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/12/10 CirnC1718 - IV International Azores Chess Open Resultados
  • 2017/12/02 CirNSR1718 - 20º Torneio Aberto de Xadrez da Freguesia de Benfica Resultados
  • 2017/11/25 CirNSR1718- Xeques Tranquilos Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda