Está em...
10 Fev 2016
Visitas: 1163
Print
Email

entrevista jose santosVoltamos a entrevistar um jovem desta feita o José Santos do GX Alekhine. O jovem Sub-14 é um dos jovens talentos do histórico clube lisboeta, tendo atualmente 1691 pontos de Elo, estando no Top 5 dos jovens nacionais Sub-14 com mais Elo. É uma presença assídua nas provas de jovens nacionais e distritais, somando no último ano 128 partidas nos 3 diferentes ritmos de jogo. E já tem alguns títulos de Campeão no seu palmarés, tendo conquistado a época passada o título de Campeão Nacional de Jovens Semi-Rápidas no escalão de Sub-12 e tendo acabado de se sagrar Campeão Distrital de Lisboa no ritmo de Lentas no seu 1º ano de Sub-14, tendo conquistado 7 vitórias em 7 jogos. Vamos conhecê-lo um pouco melhor.


1. Como começaste a jogar xadrez? Como te iniciaste na modalidade federada?
R: Bem, quando comecei a jogar xadrez devia ter cerca de quatro anos e foi o meu pai que me ensinou a mexer as peças, basicamente a jogar. Também jogava com a minha avó. Quando fiz nove anos, um dia ganhei ao meu pai pela primeira vez. Aí o meu pai percebeu que eu estava a evoluir e decidiu colocar-me numa escola de xadrez.


2. O que pensas da realidade do xadrez hoje em dia?
R: Acho que o xadrez internacional hoje em dia está bastante competitivo e que se estão a disputar torneios muito fortes, como a taça do mundo que acabou há uns dias. Em relação ao xadrez nacional, acho que a Federação Portuguesa de Xadrez está a fazer um bom trabalho em termos de incentivar pessoas novas a jogar. E tenho gostado dos torneios que estão a organizar.


3. Qual foi o torneio que mais gostaste de participar? Qual foi o melhor resultado que conseguiste na tua carreira xadrezística?
R: O torneio em que mais gostei de participar foi o 'Lisbon Christmas Internacional Chess Open' porque foi um torneio internacional muito bem organizado e com jogadores muito fortes. O melhor resultado que consegui no meu percurso foi o título de Campeão Nacional de Jovens Semi-Rápidas no escalão de Sub-12 em 2014/2015.


4. Quais são os teus hobbys para além do xadrez?
R: Para além do xadrez pratico natação, gosto muito de jogar à bola com os meus amigos, gosto de jogar ténis de mesa e jogar no computador.


5. Quais são os teus planos a médio/longo prazo no xadrez e objetivos para o resto da época de 2015/2016?
R: A minha prioridade a médio prazo no xadrez é subir o meu ELO e tentar chegar a Mestre Nacional em 2016. A longo prazo é de ser campeão de jovens da Europa e chegar a Grande Mestre. E espero conseguir ganhar títulos a nível nacional e distrital esta época.

Provas em Direto

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/10/22 SuperTaça Resultados
  • 2017/10/21 Campeonato Nacional de Jovens Semi-Rápidas Resultados
  • 2017/10/15 Taça Nacional das Associações 2016/2017 Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda