Está em...
18 Jan 2016
Visitas: 1284
Print
Email

entrevista modeste mendesO próximo entrevistado é o Modeste Mendes do Independente FC Torrense, um dos mais ativos e dinâmicos jovens do xadrez nacional, tanto a nível de participação, mas principalmente como Treinador e Dirigente na modalidade. Com apenas 22 anos é já um dos grandes obreiros do desenvolvimento do xadrez no Seixal, tendo até recebido na época passada uma das grandes provas nacionais no seu clube, o CN Jovens Rápidas. Mas como jgador tem dado também importantes passos no seu desenvolvimento, tendo subido cerca de 150 pontos de Elo no último ano, tendo ele próprio contribuido com uma vitória que assegurou o empate na jornada inaugural do IFC Torrense frente ao GD Cavadas 'B' na 3ª Divisão - Série F do CN Equipas 2015/2016. Está neste momento também a finalizar a sua formação como Treinador de Grau 1 de Xadrez, já com o novo e mais exigente modelo de formação. Vamos conhecê-lo um pouco melhor.


1. Como começaste a jogar xadrez? Como te iniciaste na modalidade federada?
R: Aprendi a movimentar as peças com o meu irmão e quando fui para o 5ºano comecei a jogar xadrez na escola EB2/3 de Nun´Alvares. Foi nessa altura que comecei a participar nos torneios escolares.
Entretanto, participei num torneio inter-escolas onde entraram jogadores federados tendo jogado contra um deles... Foi o jogo mais interessante até a altura pois acabei por ganhar. O árbitro do torneio era do GD Cavadas que ficou impressionado com o meu jogo e convidou-me, mais ao meu irmão, para irmos ao GD Cavadas e a partir daí tornei-me federado.
Sempre tive vontade de aprender mais e melhorar o meu jogo, mas dificuldades económicas impediam-me de participar nas provas de clássicas, assim, fiquei mais apaixonado pelo xadrez rápido.


2. O que pensas da realidade do xadrez hoje em dia?
R: Na minha opinião, o Xadrez nacional está no seu maior nível, pois com a tecnologia existente hoje em dia, facilita o processo de informação e comunicação para toda a comunidade xadrezista. É mais fácil acompanhar os jogos em direto, em que por exemplo, a Federação Portuguesa de Xadrez transmite as melhores provas que realizam-se em Portugal.


3. Qual foi o torneio que mais gostaste de participar? Qual foi o melhor resultado que conseguiste na tua carreira xadrezista?
R: O melhor torneio que gostei de participar foi o o meu 2º CN Jovens de Sub-20 de 2011/12, em Torres Vedras, o ambiente foi espetacular, o convívio com os jogadores e sobretudo o clima impecável do torneio. O melhor resultado apesar de ter ganho vários torneios foi o 3º lugar nesse Sub-20 CN Jovens de Clássicas, e o 2º lugar na 3ª Divisão, Série F pelo IFC Torrense, em que não sofremos nenhuma derrota.


4. Quais são os seus hobbys para além do xadrez?
R: O xadrez ocupa a maior parte do meu tempo mas quando posso é sempre agradável um bom filme ou estar com amigos e também gosto muito de pedalar.


5. Quais são os seus planos a médio/longo prazo no xadrez e objetivos
para o resto da época de 2015/2016?
R: O meu objetivo está época é continuar e alargar o trabalho que realizo no IFC Torrense, tanto como responsável da secção de xadrez, bem como Professor do clube e criar novos projectos nos outros locais.
Como jogador, pretendo ultrapassar a barreira dos 2000 de elo a curto prazo, e, reforçar a minha força de jogo, onde para o conseguir, irei participar em torneios de clássicas sempre que possível.


Agradecimentos: Um muito obrigado a Sara Monteiro que me ajudou muito na pessoa que sou hoje no xadrez, e também, pela paciência que teve em me levar para os torneios, e a grande ajuda que me oferecia nomeadamente na ida aos primeiros Nacionais de Jovens (ajuda económica), que não seria possível sem a ajuda dela. Estou-lhe, portanto, muito grato.
Obrigado a todos os que estavam sempre presentes para me ajudar e apoiar e que continuem a fazê-lo.

 

openportugal

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/12/10 CirnC1718 - IV International Azores Chess Open Resultados
  • 2017/12/02 CirNSR1718 - 20º Torneio Aberto de Xadrez da Freguesia de Benfica Resultados
  • 2017/11/25 CirNSR1718- Xeques Tranquilos Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda