Está em...
08 Set 2012
Visitas: 2995
Print
Email

entrevista luis galegoEntrevistámos o número 1 do Xadrez Nacional, Grande-Mestre (GM) Luís Galego, atual Campeão Nacional de Portugal e que tem um elo de 2495. O Luís Galego é um marco para o xadrez nacional: já é o número um há muitos anos, é profissional da modalidade, tendo jogado ao longo da sua carreira xadrezística uma média de 2500 partidas (cerca de 80 a 90 por ano). É um jogador que já representa Portugal nas Olimpíadas desde a década de 90. Em Portugal joga pelo clube ACR Vale de Cambra e reside na cidade do Porto.



Pergunta 1: O que pensas da tua performance na Olimpíada até agora? E da seleção em geral?
Luís Galego: Relativamente à minha performance nestas Olimpíadas, confesso que estou um pouco desiludido pois estou a cometer muitos erros nas partidas. Espero que este facto melhore até ao fim do torneio. A equipa absoluta está a portar-se bastante bem, temos 4 vitórias e duas derrotas. Uma surpresa pela positiva para mim tem sido a prestação dos estreantes na prova, estão a fazer um bom torneio até agora.

Pergunta 2: O que te motiva a jogar xadrez, após tantas vitórias ao longo dos anos?
Luís Galego: A verdade é que sempre gostei do jogo e continuo a gostar, e felizmente tenho tido possibilidade de continuar a praticar a modalidade ao longo dos anos. O que mais me atrai e motiva na prática do xadrez é a possibilidade de viajar e conhecer diferentes culturas e pessoas, e é o que tenho feito durante este tempo todo desde que sou profissional de xadrez.

Pergunta 3: Qual foi a tua olimpíada preferida e o torneio da tua vida, o mais marcante?
Luís Galego: A minha Olimpíada mais marcante foi uma das primeiras que fui, em Manila, no ano de 1992. Foi a melhor em termos de convívio, que é o que eu valorizo mais para além do próprio jogo de xadrez. Relativamente a torneios, tenho vários que me marcaram e não consigo destacar um, foram muitos bastante interessantes. Para mim, o importante é ter uma companhia de que gosto, é o que faz a diferença.

Pergunta 4: Quais são os teus planos a nível xadrezístico para os próximos 5 anos?
Luís Galego: Para o plano xadrezístico, nunca tive propriamente planos, mas tenho como objetivo voltar a ter o elo que tinha o mais rapidamente possível. De resto, vou tentar continuar a disfrutar e a ter prazer em jogar xadrez.

Pergunta 5: Em que lugar é que imaginas que Portugal irá ficar, em ambas as seleções?
Luís Galego: Neste momento ambas as seleções estão bastante bem, tanto a feminina como a absoluta, e o mais importante é tentarmos aproveitar os momentos em que estamos a fazer um bom torneio e com uma boa performance, para podermos jogar contra seleções cada vez mais fortes. Se continuarmos assim, certamente conseguiremos ficar num bom lugar, acima do nosso ranking inicial.

openportugal

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/12/10 CirnC1718 - IV International Azores Chess Open Resultados
  • 2017/12/02 CirNSR1718 - 20º Torneio Aberto de Xadrez da Freguesia de Benfica Resultados
  • 2017/11/25 CirNSR1718- Xeques Tranquilos Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda