Está em...
13 Mai 2015
Visitas: 1712
Print
Email

entrevista camila avelinoA Camila Avelino é a nossa próxima entrevistada. A jovem de apenas 10 anos é um caso sério de dedicação e empenho no Xadrez, sendo um dos grandes talentos que o CX D. Filipa de Lencastre formou nestes últimos anos. Neste poucos anos de modalidade já conquistou um título de Campeã Distrital Jovem Sub-10 e um 3º lugar absoluto no Campeonato Nacional de Jovens Sub-10, preparando-se para grandes voos e estando presente nas grandes provas nacionais tendo realizado mais de 30 partidas lentas para Elo FIDE nos últimos 4 meses. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

1. Como começaste a jogar xadrez? Como te iniciaste na modalidade federada?
R: Sempre gostei de jogar jogos de tabuleiro e aos 4 anos pedi ao Pai Natal um tabuleiro de Xadrez. Como ninguém jogava lá em casa, não o utilizei muito. Aos 7 anos, na escola, o Xadrez foi introduzido nas AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) e ai comecei a jogar. Federei-me pelo Ramiro José, ainda nesse ano, para jogar o Distrital de Jovens, onde fiquei em 1º Feminino, tendo depois participado nos Nacionais de Jovens, na Páscoa.
No ano seguinte, mudei de Clube, pois foi criado na escola o Clube de Xadrez Filipa de Lencastre, sendo muito bom jogar no mesmo clube dos amigos.


2. O que pensas da realidade do xadrez hoje em dia?
R: Há muitos torneios para jogar, o que é bom, mas gostava que houvesse mais torneios internacionais de partidas classicas (adorei o Lisbon Christmas International Chess Open)


3. Qual foi o torneio que mais gostaste de participar? Qual foi o melhor resultado que conseguiste na tua carreira xadrezística?
R: Gosto muito dos Nacionais de Jovens, mas a participação no Europeu, em 2013, em Budva foi uma experiência muito importante. O meu melhor resultado foi o 3º lugar absoluto no Campeonato Nacional de Jovens em 2013/2014, no Luso.


4. Quais são os seus hobbys para além do xadrez?
R: Gosto de jogar Futebol, Ténis de Mesa e gosto de ler.


5. Quais são os seus planos a médio/longo prazo no xadrez e objetivos para a nova época de 2014/2015?
R: Para este ano gostaria de ficar no Nacional de Jovens, nos 10 primeiros absolutos e no pódio feminino. A médio prazo, gostaria de participar novamente num Campeonato Europeu ou num Mundial de Jovens.

openportugal

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/12/10 CirnC1718 - IV International Azores Chess Open Resultados
  • 2017/12/02 CirNSR1718 - 20º Torneio Aberto de Xadrez da Freguesia de Benfica Resultados
  • 2017/11/25 CirNSR1718- Xeques Tranquilos Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda