Está em...
21 Ago 2012
Visitas: 1708
Print
Email

antonio vasquesContinuando com as nossas pequenas entrevistas, desta vez escolhemos o campeão nacional do escalão de sub-20 António Vasques – que irá representar Portugal no Mundial de sub-20 em Atenas, de 1 a 16 de Agosto. O António Vasques está filiado
pelo clube SantoAntoniense FC, e tem um elo de 2214. Encontra-se neste momento a jogar o Campeonato Nacional de Equipas –1ª Divisão, sendo primeiro tabuleiro da equipa.

 

 

 

1ª Pergunta: O que te motiva a jogar xadrez?

António Vasques: Apesar de este ano devido ao facto de ter entrado para a universidade e o meu tempo para jogar provas e
para estudar xadrez ter diminuído, gosto bastante do jogo, e também dos amigos que tenho e que fiz no meio xadrezístico.Enquanto os meus amigos do Barreiro praticarem a modalidade, eu também irei concerteza continuar a jogar, são uma grande motivação para mim.


2ªPergunta: Entraste este ano para a universidade. Qual foi o curso que escolheste?
António Vasques: Entrei para informática, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Não gostei do curso, e por isso vou mudar para matemática ou gestão, pois penso que tenho mais aptidão para estas áreas. Gostei foi bastante da vida universitária em geral!


3ªPergunta: Quais são os teus objectivos a médio/curto prazo no xadrez?
António Vasques: Neste momento, tenho o objectivo de chegar a Mestre Fide. Depois logo se verá!


4ªPergunta: Qual é o teu clube de futebol? Quais são as tuas modalidades preferidas para além do xadrez?
António Vasques: O meu clube é o Benfica, claro! Custumava ir ver os jogos, só que este último ano tem sido complicado ir ao estádio por causa da Universidade. Como modalidades, gosto bastante de jogar futebol e voleibol por serem desportos físicos bastante competitivos e até custumo participar em torneios de futebol.


5ªPergunta: Qual foi a partida que te custou mais perder? E a partida que te deu mais prazer te deu jogar?
António Vasques: Não tenho propriamente uma partida em particular que tenha perdido e que me tenha marcado– claro que não gosto de perder, como toda a gente, mas só com as derrotas é que se aprende.
Relativamente à partida que meu deu mais prazer jogar, foi no último jogo do Mundial na Grécia em 2010 contra um jogador Americano. Estava na noite anterior a ver algumas partidas de um jogador que joga pela net – o Nakamura – e calhou ver uma variante que quase ninguém conhece e que ele joga da abertura Francesa. No dia a seguir, calhou jogarmos exactamente esta linha, sem nenhum de nós ter muito conhecimento relativamente a esta linha, foi uma grande coincidência!


6ª Pergunta: Tens algum ídolo/jogador preferido no xadrez?
António Vasques: O Tal – acho que os jogos dele são realmente inspiradores!


Um grande obrigado ao Vasques e que corra bem o Mundial!Boa sorte!

Provas em Direto

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/10/21 Campeonato Nacional de Jovens Semi-Rápidas Resultados
  • 2017/10/15 Taça Nacional das Associações 2016/2017 Resultados
  • 2017/10/08 CirNC III Torneio Internacional Cidade do Barreiro Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda