Está em...
30 Jul 2014
Visitas: 1556
Print
Email

entrevista hugo sousaO Hugo Sousa, da AX Gaia, é o nosso próximo entrevistado. É um dos jovens que tem estado muito ativo no Xadrez, membro da Seleção de Jovens que ainda o ano passado esteve no Campeonato Europeu de Jovens. O seu trajeto teve um ponto alto no domingo passado com a obtenção do título de Campeão Nacional Absoluto de Sub-14 no CN Jovens 2013/2014 que se realizou no Luso de 23 a 27 de julho. Entrou na prova sendo o 5º jogador no Ranking inicial, tendo terminado a prova com 6,5 pontos em 7 possíveis.


1. Como começaste a jogar xadrez? Como te iniciaste na modalidade federada?
R:Comecei a jogar xadrez em casa com o meu pai, talvez com 6 anos, aos 8 quando andava no 3º ano da Escola EB 1 Oliveira do Castelo, em Guimarães, entrei para o clube federado da escola.


2. O que pensas da realidade do xadrez hoje em dia?
R: Penso que o xadrez é uma modalidade desportiva pouco divulgada, acho que deveriam existir mais torneios e também se deveria incentivar e apoiar mais os jovens a praticar este desporto.


3. Qual foi o torneio que mais gostaste de participar? Qual foi o melhor resultado que conseguiste na tua carreira xadrezística?
R: Sem dúvida que o torneio que mais gostei de participar foi o Campeonato Europeu em Budva, Montenegro. Foi uma experiência nova, outra realidade. Percebi que temos um grande caminho a percorrer para nos aproximarmos do que se faz nos outros países.
Acho que o meu melhor resultado foi ter conseguido ser novamente Campeão Nacional.


4. Quais são os teus hobbys para além do xadrez?
R: Para além do xadrez, gosto de jogar playstation, de ler, de andar de bicicleta e de jogar futebol.


5. Tens estado muito ativo nas provas nacionais. Quais são os teus planos a médio/longo prazo no xadrez? Quais os principais objetivos para o resto da época 2013/2014 e para a próxima época?
R: Sim, só no mês de Julho participei no Profigaia Open, no CN Individual Absoluto - Fase de Apuramento em Famalicão e no CN Jovens no Luso, 25 jogos de lentas. Esta época ainda vou participar em mais dois torneios do Circuito Nacional de Lentas e espero conseguir uma boa performance. O meu objetivo para a próxima época é melhorar o meu nível de jogo, evoluir mais um pouco. Gostava de um dia chegar à seleção principal.

openportugal

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/12/10 CirnC1718 - IV International Azores Chess Open Resultados
  • 2017/12/02 CirNSR1718 - 20º Torneio Aberto de Xadrez da Freguesia de Benfica Resultados
  • 2017/11/25 CirNSR1718- Xeques Tranquilos Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda