Está em...
21 Out 2013
Visitas: 1815
Print
Email

entrevista bruno gomesBruno Gomes foi um dos grandes obreiros da excelente época protagonizada pelo Núcleo de Xadrez do Vale S.Cosme - Didáxis. Com uma época preenchida e cheia de grandes resultados, o capitão da equipa conquistou o título da 1ª Divisão: Fase de Apuramento do CN Equipas 2012/2013 e teve nas Meias-Finais da Taça de Portugal por Equipas 2012/2013, realizada na sua cidade natal. Recentemente teve uma vitória irreprensível na 10ª edição do AEJ CHESS OPEN FIDE sem perder qualquer jogo e consentindo apenas um empate, ocupando actualmente o 2º lugar na Classificação Geral do Circuito Nacional de Lentas 2012/2013 com excelentes possibilidades de ir à Fase Final. Aos 24 anos teve a sua estreia na Fase Final do CN Individual Absoluto, terminando em 8º lugar, mas dando boa réplica aos seus adversários.

1. Como começou o teu interesse pelo xadrez? Como aprendeste a jogar?
R. O meu interesse começou em 2004 quando fui integrado numa das turmas orientadas pelo Professor Mário Oliveira. O seu projecto de xadrez na Escola Cooperativa Didáxis - Vale São Cosme conseguiu atrair muitos jovens. Na altura, o meu irmão mais novo, Rui Pedro Gomes, também já pertencia ao clube e já gostava de mexer as peças. Em casa arranjava sempre tempo para me tentar convencer a inscrever-me mas não me sentia muito entusiasmado pelo jogo. Na turma escolar a que pertencia, a grande maioria dos alunos já acompanhava o Mário para os torneios e treinos da altura e foi num torneio desses que resolvi começar a jogar e inscrever-me pelo Núcleo de Xadrez de Vale São Cosme. Tinha começado a crescer o gosto pela modalidade e nas férias de intervalo lectivo descobri o PlayChess.com da Chessbase. Passei as férias todas a jogar e quando regressei para as aulas ganhei o meu primeiro torneio com 14 pontos em 15 jogos. A partir daí tentei sempre estar presente no maior número de torneios e treinos possíveis.

2. A tua evolução na modalidade tem sido exemplar, com várias provas dadas. Qual é a tua fórmula secreta?
R. Fórmula secreta? Não tenho nenhuma fórmula secreta. Tenho amor e respeito pelo jogo e vontade de percebê-lo melhor! Encaro o Xadrez como um hobbie, fundamentalmente. Um hobbie que nos permite competir e nos traz muitas mais vantagens que dores de cabeça. Há sempre algo de xadrez em todos os meus dias, desde umas partidas na Internet, ou uns vídeos, a umas análises e treinos no clube ou só mesmo umas notícias internacionais. Para mim o importante é manter a chama acesa. E mesmo que olhe para muitas dessas coisas como entretenimento e não como um estudo para evoluir, acabo por aprender sempre algo novo, às vezes sem dar conta.
No que diz respeito a treinos e preparações, posso sempre contar com o meu clube e os meus colegas de equipa e com os amigos desprovidos de vida de todos nós - o Houdini e o Fritz.

3. Qual foi o torneio que mais gostaste de jogar? E a partida que te custou mais perder até hoje?
R. Os torneios que mais gosto de jogar são os torneios por equipas, e nessa esfera, os meu predilectos foram o Nacional da Primeira Divisão - Fase de Apuramento e a Taça de Portugal da época que agora acabou - 2012/2013. No primeiro não começámos da melhor forma, mas conseguimos por tudo em ordem para acabarmos em grande e sermos campeões, subindo à primeira divisão. No segundo conseguimos ir até às meias finais, onde fomos eliminados sem derrotas! Individualmente, o torneio que mais gostei de jogar foi o nacional absoluto. É sempre incrível estar num torneio com os melhores de Portugal.
Não tenho partidas que me custam imensamente perder, o xadrez é sempre uma luta entre dois intelectos, uma luta silenciosa mas estridente. Dessa forma, na minha opinião, sempre que surge o vencedor, é um vencedor justo e mais feliz que o adversário, nos termos de avaliação xadrezística adequados à partida e ao momento: tempo, posição, actividade, ideias, táctica, etc. Esta abordagem ajuda-me a digerir bem partidas mal perdidas ou mal ganhas. No entanto, há algumas partidas que me deixaram algum sentimento de tristeza, nomeadamente partidas por equipas. Um exemplo foram os jogos que tivemos com o Clube TAP, nas meias finais da Taça de Portugal, onde acabámos empatados 2-2 e fomos eliminados por pior desempate. Caiu sobre nós um sentimento de tristeza e frustração por termos de sair da prova sem derrotas e com um bom nível de Xadrez.

4. Quem é o Bruno Gomes fora do xadrez? Conta-nos um pouco de ti
R. Considero-me um jovem pacato, calmo e alegre, que gasta tempo a pensar nos porquês das coisas, mas ao mesmo tempo não faz por debater conhecimento alheio. Gosto de celebrar o direito de não ter que ter opinião obrigatória. Prezo o espírito de equipa e companheirismo e tento agir em conformidade. Admiro a grandeza da Natureza e a imensa falta de conhecimento exacto que temos perante esta.
Tenho como principais passatempos o xadrez, o cinema e acompanhar as principais séries televisivas. Gosto também de jogar umas partidas caseiras de Age Of Empires II ou outro jogo que envolva estratégia.
Estou a terminar o Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e espero daqui a pouco poder ter a oportunidade de me lançar aos "tubarões" e arranjar um emprego na minha área de formação.

5. Quais são os teus planos no xadrez a médio/longo prazo?
R. Não gosto muito de estabelecer metas que não me pareçam alcançáveis. Nesse sentido, os meus planos passam por continuar a representar o Núcleo de Xadrez da Didáxis da melhor forma possível, e contribuir para o seu sucesso. De certa forma, pretendo tentar retribuir a ajuda e apoio que o Clube, a Didáxis e a Autarquia de Vila Nova de Famalicão têm dado a todos os jovens e adultos que fazem parte desta família.
Gostava também de um dia conseguir tornar-me Mestre Nacional e poder voltar a jogar um nacional absoluto individual.

Provas em Direto

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/10/21 Campeonato Nacional de Jovens Semi-Rápidas Resultados
  • 2017/10/15 Taça Nacional das Associações 2016/2017 Resultados
  • 2017/10/08 CirNC III Torneio Internacional Cidade do Barreiro Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda