Está em...
18 Mar 2013
Visitas: 2088
Print
Email

entrevista sergio rochaDesta vez o selecionado foi o IM Sérgio Rocha que muito contribuiu e continua a contribuir para o xadrez Nacional. A sua carreira profissional está muito ligada à nossa modalidade, é treinador FIDE e árbitro FIDE e jogador olímpico. Tem 2410 de elo e joga pelo FC Barreirense.

 

Pergunta 1: Como te iniciaste na modalidade? Como aprendeste a jogar?
Sérgio Rocha: Aprendi a jogar com alguns amigos e iniciei-me na modalidade através do Sr. Mário de Brito que me levou para o GD Quimigal onde comecei a atividade federada.

Pergunta 2: Estás muito ligado ao xadrez nas escolas. Como têm sido essa experiência?
Sérgio Rocha: Tem tido uma experiência muito enriquecedora, dado que já é uma ligação que dura há mais de duas décadas e que passou por vários planos de desenvolvimento em várias autarquias até ao grande envolvimento com o Barreiro, onde se implementou o Xadrez em tempo letivo com o apoio das escolas, o que levou a um enorme "boom" da modalidade nesta região. Algum desse trabalho desenvolvido foi também passado para o papel o que originou os sete livros já publicados sobre a modalidade, além das publicações efetuadas para a FPX, bem como de várias conferências e iniciativas de divulgação nacionais e internacionais sobre os modelos de atuação no PDX do Barreiro.

Pergunta 3: Qual foi o torneio internacional que gostaste mais de participar? E o que ficaste melhor classificado?
Sérgio Rocha: É sempre díficil escolher um entre tantos, tenho muito boas recordações de muitos torneios onde joguei, embora os Mundiais e Olimpiadas tenham sempre uma emoção diferente. As melhores classificações foram as medalhas de bronze e prata, conquistadas nos Campeonatos Mundiais em 1993 e 1995.

Pergunta 4: Fora as actividades relacionadas com o xadrez, o que gostas de fazer nos teus tempos livres?
Sérgio Rocha: Como a maioria dos Portugueses adoro a praia.

Pergunta 5: Quais são os teus planos a médio/longo prazo no xadrez?
Sérgio Rocha: O Xadrez é uma modalidade sem grande projeção no nosso país, por isso é sempre dificil efetuar planos nesse espaço temporal, no entanto tenho alguns projetos em mente, vamos ver se haverá condições para os efetuar.

Provas em Direto

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/10/21 Campeonato Nacional de Jovens Semi-Rápidas Resultados
  • 2017/10/15 Taça Nacional das Associações 2016/2017 Resultados
  • 2017/10/08 CirNC III Torneio Internacional Cidade do Barreiro Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda