Está em...
24 Out 2012
Visitas: 2728
Print
Email

entrevista rita jorgeSeguindo com as pequenas entrevistas, desta vez entrevistámos a jogadora Rita Jorge, que foi Campeã Feminina Jovem no escalão Sub-12, e que também irá representar Portugal no Campeonato Mundial de Jovens na Eslovénia. Desde os sub-8, a Rita demonstrou ser uma jogadora com garra e que promete ter futuro na modalidade, tendo já participado em algumas provas internacionais. Joga pelo clube AX Mamede Diogo e tem um elo FIDE de 1636.


Pergunta 1: Desde que idade praticas a modalidade? Quem te ensinou?
Rita Jorge: Jogo xadrez desde os 7 anos. O meu pai ensinou-me a mexer as peças e inscreveu-me na secção de xadrez da Associação FCR Penichense, hoje Academia de Xadrez António Mamede Diogo. Quem me ensinou a gostar do xadrez foi mesmo o meu primeiro treinador, António Mamede Diogo, de quem tenho muitas saudades. Não posso deixar de falar noutras pessoas que me ajudaram e ajudam a melhorar o meu xadrez, o António Fróis e o Paulo Costa.

Pergunta 2: Qual foi o melhor resultado que já alcançaste na tua carreira? E qual foi a partida que mais gostaste de vencer?
Rita Jorge: O melhor resultado foi no Mundial de 2010, na Grécia, em que fiquei em 22º lugar, com os mesmos pontos do 15º, entre 107 atletas.
Quanto à partida que mais gostei de vencer não me recordo de nenhuma em especial, tenho tendência a esquecê-las, recordo muito mais as que perdi e os erros que cometi nessas partidas. Lembro-me muito de uma partida, também no Mundial da Grécia, em que joguei contra a campeã dos Estados Unidos. Disse-me que era treinada pela Susan Polgar, que estava na sua academia e que treinava xadrez cerca de 4 a 6 horas por dia. Ao princípio fiquei assustada, mas depois comecei a jogar e, para mim, era como se estivesse a jogar contra a Susan Polgar. Empatei.

Pergunta 3: Quais são as tuas expectativas para o Campeonato Mundial de Xadrez?
Rita Jorge: Os meus objetivos são os de ficar no primeiro terço da classificação, mas sobretudo ganhar experiência e evoluir o meu xadrez.

Pergunta 4: Para além de praticar xadrez, o que mais gostas de fazer nos teus tempos livres?
Rita Jorge: Para além do xadrez também estou federada na F.P. de Surf. Nas férias pratico surf todos os dias e, quando não estou em férias, treino pelo menos duas vezes por semana. Tenho a sorte de ter muitas ondas ao pé de casa e pode ser que um dia seja simultaneamente campeã nacional de xadrez e de surf.

Pergunta 5: Quais são os teus objetivos a médio/longo prazo na modalidade?
Rita Jorge: Os meus objetivos no xadrez são as de integrar a Seleção Nacional numas Olimpíadas, e a longo prazo obter um título de mestre internacional. Gostaria de jogar um grande torneio internacional onde estivesse o Carlsen e a Judit Polgar e jogar com eles.

Provas em Direto

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/10/21 Campeonato Nacional de Jovens Semi-Rápidas Resultados
  • 2017/10/15 Taça Nacional das Associações 2016/2017 Resultados
  • 2017/10/08 CirNC III Torneio Internacional Cidade do Barreiro Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda