Está em...
02 Out 2012
Visitas: 2572
Print
Email

entrevista joao vicenteDesta vez o escolhido para as nossas pequenas entrevistas foi o actual Campeão Sub-16 João Vicente. O João é um jovem jogador que tem evoluído bastante: tem 2042 de Elo FIDE e joga pelo Clube AX Pedro Hispano – Soure. Tem jogado bastantes partidas, sendo muito activo na modalidade, o que demonstra o seu interesse. Em Novembro, irá representar Portugal no Campeonato Mundial de Jovens, na Eslovénia.

Pergunta 1: Quais são os teus objectivos e motivação para o xadrez?
João Vicente: O meu principal objectivo no xadrez passa por subir progressivamente a minha força de Elo e atingir numa primeira fase o título de Mestre Nacional...procurando sucessivamente atingir outros graus, estando motivado pela beleza do jogo, mas também devido à inclinação pela perfeição.



Pergunta 2: Quais são as tuas expectativas para o mundial que vais agora
participar em Novembro?
João Vicente: A minha principal expectativa para o Mundial baseia-se em tentar dar o meu melhor, em primeiro lugar, e, se possível, aliar uma boa pontuação (acima de 50%), a uma subida de Elo FIDE.


Pergunta 3: Como começaste a praticar a modalidade e quem é que te ensinou?
João Vicente: Comecei a praticar a modalidade aos 8 anos, pouco tempo depois de ver O Harry Potter e a Pedra Filosofal, devido ao fascínio provocado pela partida de xadrez mágico...
O meu pai ensinou-me as regras do jogo e a mover as peças.
Depois, devo muito do que hoje sou na modalidade, essencialmente ao MI António Fróis e ao MF José Padeiro.
Não posso esquecer o grande apoio de toda a minha família e de grandes amigos que muito contribuíram (e contribuem) para o meu desempenho, como o Sr. Afonso Duarte (Moto Clube do Porto), o Dr. António Simões Cardoso (Diretor do Instituto Pedro Hispano), a Drª Maria Piedade Fernandes (Diretora do Instituto Pedro Hispano), o Dr. João Gouveia (Presidente da Câmara de Soure) e o Professor Doutor Carlos André (Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)...essencialmente tenho recebido de todos eles múltiplos ensinamentos que me motivam para ser melhor xadrezista e me indicam o caminho para ser melhor pessoa.
Julgo que na generalidade toda a comunidade xadrezística tem contribuído para a melhoria do meu jogo e para as relações pessoais excelentes que prezo dentro da nossa modalidade.


Pergunta 4: Em que ano estás? Quais são as tuas perspectivas para o futuro a nível profissional?
João Vicente: Frequento o 11º ano no Instituto Pedro Hispano em Granja do Ulmeiro-Soure, pretendo ser Economista (onde espero obter o Doutoramento), desenvolvendo a minha própria área de negócios no nosso país, porque acredito em PORTUGAL.
Este ano frequentei a Universidade de Verão na Universidade de Coimbra (em Economia) e adorei o ambiente académico e os amigos que conheci.


Pergunta 5: Quais são as tuas actividades nos tempos livres, sem ser a nossa querida modalidade, o xadrez?
João Vicente: Para além do Xadrez (sonho com a modalidade que adoramos e nos une), pratico ainda, nos tempos livres, natação e frequento aulas de viola.

 

openportugal

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/12/10 CirnC1718 - IV International Azores Chess Open Resultados
  • 2017/12/02 CirNSR1718 - 20º Torneio Aberto de Xadrez da Freguesia de Benfica Resultados
  • 2017/11/25 CirNSR1718- Xeques Tranquilos Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Membro

fide-pb

ECU

fibda