ouRegistar
FECHAR
Está em...
23 Set 2016
Visitas: 1320
Print
Email
dgeste direcao-geral-educacao Desporto-Escolar-Logo-1 not-formacao-1516

Ações programadas em 2017 saiba mais aqui

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE XADREZ NO DESPORTO ESCOLAR

Esta iniciativa resulta de uma ação conjunta entre a Federação Portuguesa de Xadrez e a Direção Geral de Educação no âmbito do Desporto Escolar e conta com o apoio do IPDJ.

Este programa pretende através da certificação e qualificação dos formadores valorizar as potencialidades desta atividade. Os benefícios do xadrez são hoje consensualmente reconhecidos, exemplo disso, a Declaração do Parlamento Europeu, de 15 de março de 2012, sobre a introdução do programa «Xadrez na Escola» nos sistemas de ensino da União Europeia

Este programa assenta em 3 áreas:

i) Formação de professores na área do treino de xadrez

ii) Formação de alunos e professores na área da arbitragem

iii) Ações de promoção e divulgação

O primeiro ponto já em fase de conclusão pretende encontrar um modelo com metodologias de intervenção transversais ao xadrez escolar e federado, através de ações de formação contínuas certificadas para professores do ensino básico e secundário e que simultaneamente poderão integrar o programa de formação de treinadores de grau 1. Assim tendo por base o PNFT, seja em procedimentos, seja em matéria de conteúdos programáticos, construiu-se um modelo que permite aos docentes frequentar ações de formação creditadas ao nível do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, como igualmente podem entrar no processo de formação de treinadores de grau 1 do PNFT que poderá decorrer ao mesmo tempo.

Nesse sentido ficaram assim definidas, duas ações de formação de nível 1 e de nível 2 com precedência. A formação de nível 1, certifica e capacita o professor para a atuação ao nível do grupo-escola de xadrez no desporto escolar. Os professores que pretendam para além da frequência das referidas ações a certificação ao nível de treinador de grau 1, poderão integrar um curso de treinadores que tem 3 momentos distintos, a frequência da componente geral (caso ainda não a tenha), a frequência da componente específica que correspondem às ações de formação de nível 1 e de nível 2 e que sejam simultâneas à frequência da componente específica (Os formadores que ministram as ações têm a dupla competência) e finalmente o estágio. De acordo com o regulamento de estágio as Entidades de Acolhimento para o estágio são o Clubes Formadores FPX (os grupos-escola federados para efeito de estágios são Clubes Formadores da FPX pelo regulamento federativo).

Relativamente à arbitragem no âmbito do Desporto Escolar está em curso uma reestruturação transversal a todas as modalidades que será divulgada posteriormente pelo organismo. O xadrez acolhe positivamente as alterações em curso, e já está no âmbito da formação da arbitragem a extender o seu âmbito de atuação para o acolhimento também dos jovens nesta área sensível, tendo ainda em atenção que a própria federação internacional (FIDE) através da sua Comissão de Árbitros está a estudar algumas novas metodologias a implementar no futuro no âmbito federado.

Neste sentido, abriremos a participação de jovens a partir dos 12 anos de forma gratuita (no âmbito da arbitragem tutorada para o Desporto Escolar) nos cursos de árbitros, sendo que, apenas os maiores de idade terão certificação ao nível federado e os menores terão uma certificação de participação para o âmbito do Desporto Escolar, que posteriormente será adequado ao modelo a implementar pelo organismo.

 

 Ações de formação para professores em 2017

- Gaia (Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em ambiente escolar")
fevereiro/março

- Lisboa (Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em ambiente escolar") março

- Coimbra (Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em ambiente escolar")
março/abril



Ações de Formação em 2016

- Seixal I (Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em ambiente escolar”)

- Seixal II (Ensino do Xadrez na Escola II: "Adaptando o Treino do Xadrez de Clube a Ambiente Escolar” )

- Loulé (Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em ambiente escolar”)

 

 


 

PROVAS | Resultados

PROVAS | Informações

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/02/20) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE