Está em...
22 Ago 2016
Visitas: 1276
Print
Email

A formação para Árbitros compreende cursos de formação ínicial, de formação contínua e seminários FIDE.

A formação para árbitros compreende cursos de formação inicial, de formação contínua e seminários FIDE. A formação inicial tem dois momentos, a componente lectiva e uma componente prática, nesta última pressupõe-se que os candidatos a árbitros participem em pelo menos duas provas oficiais, uma delas necessariamente em ritmo clássico, tutorados pelos árbitros principais das referidas provas e que os mesmos façam um relatório relativamente ao desempenho dos candidatos. Só após de concluídos estes dois momentos e com o aval do Conselho de Arbitragem é que se poderão registar na FIDE na qualidade de árbitros. Chama-se a atenção que os árbitros estagiários têm de estar filiados na FPX, caso contrário não será possível concluir o processo.

Acresce que está em preparação, em parceria com a Direção Geral da Educação/Desporto Escolar, um modelo de formação neste âmbito que possa fazer a transição para o desporto federado.

 

As regras do jogo e outra regulamentação pode ser encontrada através do link: http://www.fpx.pt/web/institucional/arbitragem/documentos

 


Os seminários FIDE são organizados em parceria com a comissão de árbitros da FIDE.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROVAS | Resultados

  • 2017/12/10 CirnC1718 - IV International Azores Chess Open Resultados
  • 2017/12/02 CirNSR1718 - 20º Torneio Aberto de Xadrez da Freguesia de Benfica Resultados
  • 2017/11/25 CirNSR1718- Xeques Tranquilos Resultados

Calendário 2016/2017 (Atualização 2017/10/16) Calendário

COMUNICADOS

Suspensão do Campeonato Nacional de Seleções Distritais Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE